Vida profissional

11 Cursos onlines gratuitos para jornalistas

Hi, guys! 

A internet está recheada de possibilidades e conteúdos gratuitos que podem auxiliar no nosso desenvolvimento profissional e nos ajudam a dar aquela turbinada no currículo. 

Por isso, eu separei hoje alguns cursos onlines na faixa que podem ser bastante interessantes tanto para jornalistas quanto para outros especialistas na área de comunicação, confiram:

1 – Comunicação Institucional – FGV

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) possui uma série de treinamentos gratuitos na área de negócios e marketing, um prato cheio para quem deseja adquirir novas habilidades e se destacar no mercado de trabalho.

O curso de Comunicação Instituição conta com uma carga horária de 5 horas, fornece certificado de conclusão e prepara o profissional no básico das estratégias empresariais. Para acessar, basta acessar aqui e se inscrever.

2 – Fundamentos das Relações Internacionais – FGV

Apesar de não ser diretamente relacionado ao jornalismo, o curso de Relações Internacionais auxilia na compreensão dos principais aspectos da política e das normas mundiais, ajudando o profissional a desenvolver novos conhecimentos a respeito de um mercado cada vez mais globalizado.

Assim como o anterior, o treinamento possui certificado e uma carga horária de 30 horas. Para acessar, clique aqui.

3 – Comunicação Empresarial – Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco é outro site que disponibiliza diversos conteúdos gratuitos em diferentes áreas, como empreendedorismo, finanças, atendimento, pedagogia e informática. 

O curso de Comunicação Empresarial possui uma carga horária de 12 horas e fornece certificado de conclusão. Além disso, é dividido em três tópicos principais: comunicação nas organizações, documentos institucionais e análise de dados. Para acessar, basta clicar aqui e se inscrever.

4 – Conceitos e Fundamentos do Marketing Digital – FGV

Não é segredo para o mundo jornalístico que o marketing digital tem ganhado um espaço enorme no setor e fornecido diversas oportunidades. Nesse sentido, os próximos cursos serão voltados para essa nova área já tão recheada de jornalistas.

O curso de Conceitos e Fundamentos do Marketing Digital, da FGV, fornece uma visão geral sobre o comportamento do consumidor, estratégias onlines e uma análise a respeito de algumas ferramentas online. Possui uma carga horária de 5 horas e certificado de conclusão. Para acessar, clique aqui.

5 – Curso Marketing de Conteúdo – Rock Content

A Universidade Rock Content é uma das principais referências do Marketing Digital e fornece uma série de cursos onlines gratuitos. 

Todos os treinamentos possuem certificados de conclusão e apenas são liberados após avaliações com no mínimo 70% de acertos. É importante citar que todos os certificados possuem validade de 1 ou 2 anos, após esse período é preciso refazer a prova e renovar.

O curso Marketing de Conteúdo conta com 10 módulos e uma carga horária de 4 horas. Para acessar, clique aqui.

6 – Curso de Produção de Conteúdo para Web – Rock Content

A linguagem do texto jornalístico é diferente do texto para Web, nesse sentido, o curso de Produção de Conteúdo permite que o profissional entenda as principais distinções e consiga elaborar um material apropriado, conversando diretamente com as personas de seus clientes.

O curso possui 7 módulos e uma carga horária de 2 horas e 30 minutos. Para acessar, clique aqui.

7 – Curso Inbound Marketing – Rock Content

O curso de Inbound Marketing conta com uma carga horária de 5 horas, os conteúdos são divididos em 9 módulos e aborda os conceitos principais desta prática, além das medidas para aplicá-la nas ações de Marketing Digital e gerar vendas. Para se inscrever, clique aqui.

8 – Curso Outbound Marketing & Sales – Rock Content

Um dos desafios de jornalistas que mergulham no Marketing Digital é entender as diferenças nas estratégias de Inbound Marketing (também conhecido como Marketing de Atração) e Outbound Marketing. 

Esse treinamento, por sua vez, pode auxiliar nesse processo. Com uma carga horária de 5 horas e 9 módulos, fornece informações sobre inteligência comercial, qualificação, gestão de leads e outros termos da área. Para acessar, basta clicar aqui.

9 – Curso de Revisão de Conteúdo para Web – Rock Content

O curso de Revisão de Conteúdo ajuda no desenvolvimento de algumas habilidades voltadas para produção de texto, com insights bastante interessantes contendo necessidades atuais e as principais dúvidas gramaticais.

O treinamento tem apenas 4 módulos e uma carga horária de 1 hora e 30 minutos. Para se inscrever, acesse aqui.

10 – Curso de WordPress na Prática – Rock Content

O WordPress é uma das plataformas mais usuais pelos sites empresariais e, inclusive, portais de notícias. Entender os conceitos básicos do programa, permite que o profissional consiga customizar como necessário, crie posts completos e personalizados e de acordo com as normas de SEO.

O curso conta com uma carga horária de 1 hora dividido em 6 módulos. Para acessar, clique aqui.

11 – Curso Copywriting – Rock Content

O Copywriting é uma técnica utilizada para viralizar conteúdos por meio de escritas persuasivas, informativas e adição de gatilhos mentais, capazes de influenciar as ações dos usuários. O curso fornece 5 módulos e possui uma carga horária de 3 horas. Para se inscrever, acesse.

Extra – Kultivi

A dica extra é dar uma olhada no site da Kultivi. A plataforma oferece uma série de cursos onlines gratuitos em diferentes áreas, como idiomas (espanhol, francês e inglês), negócios, treinamentos para concursos públicos e provas (como a OAB e Enem).

Cada curso possui um número específico de módulos e fornece certificado de conclusão (liberado apenas se todas as aulas forem finalizadas por meio da plataforma). Para acessar, basta clicar aqui.

Gostou das dicas? Comenta aqui! Você conhece mais alguma plataforma ou treinamento? Deixe a sua sugestão!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *