Lisa Bevere – Eu, meu pavio curto e Deus (Resenha)
Hi, guys!
Vocês já se depararam com uma situação completamente nova em que tiveram uma reação pouco esperada? Ou, até mesmo, um acesso de fúria? Creio que todos nós, ao menos uma vez, já estivemos em um cenário assim. É fácil, na verdade, ter pouco controle em momentos nos quais nos sentimos ofendidos, rejeitados ou entristecidos.
“Não somos definidas por aquilo que foi feito a nós, mas por aquilo que foi feito em favor de nós”.
Lisa Bevere
Nesse ponto, vocês devem estar pensando: “Mas, Day, eu sou uma pessoa calma e, com toda certeza, meu pavio não é curto!”. Pois bem, o meu também não. E, ainda assim, esse livro me confrontou de maneiras bem desconfortáveis. Parafraseando nosso querido Paulo: “Que pobre homem miserável eu sou que faço aquilo que não quero e não consigo fazer aquilo que quero” (RM 7.15).
Que a Bíblia me permite ficar irado, isso não é um segredo para ninguém. Porém, ela não me permite reagir, não me permite julgar, não me permite responder atravessado, não me permite falar mal e, muito menos, agredir de alguma forma. Basicamente, a Bíblia não me permite pecar enquanto estou irada.
A Bíblia é um manual vivo e claro de como nós, cristãos, que confessamos ao Senhor e cremos nEle, devemos nos comportar e, principalmente, reagir em situações que nos julgamos injustiçados pelas ações de outras pessoas.
“Em minha experiência, descobri que sou mais rápida para me defender do que para ter consciência das minhas ações. Portanto, nem sempre sou o juiz mais confiável do meu próprio comportamento. Preciso da intercessão daquele que é muito mais sábio e imparcial na situação”.
Lisa Bevere
Depois de tanto blablabla, vos apresento: “Eu, meu pavio curto e Deus” da Lisa Bevere. De maneira bastante vulnerável, trazendo diversas experiências pessoais, a autora nos guia pela sua vida e sua caminhada cristã, mostrando como a raiva foi uma batalha difícil na sua vida. Além disso, ela nos mostra como esse sentimento pode nos afetar em formas que nem percebemos e abrir brechas profundas no aspecto espiritual da nossa existência.
“Guerreamos no âmbito das coisas invisíveis para que possamos viver em paz no âmbito visível”.
Lisa Bevere
O mais incrível é ler isso no lugar de alguém que cresceu na igreja. Não sei qual é a história de vocês. Talvez muitos aqui tenham acabado de aceitar a Jesus. Outros, assim como eu, vieram do berço cristão e foram assimilando o evangelho de acordo com que amadureciam.
No geral, todos nós temos uma história de vida diferente, porém, há algo que nos guia: a sede de estarmos no centro da vontade de Deus e isso também diz respeito às nossas emoções.
“Creio de todo o meu coração que Deus está mais interessado em nossa condição interior do que em nosso conforto. Ele permite que as coisas fiquem desconfortáveis a fim de revelar nossa verdadeira condição interior”.
Lisa Bevere
Faça um favor a si mesmo e leia esse livro. Vamos encontrar, junto com a Lisa, um Deus que deseja guiar todos os âmbitos da nossa vida e isso inclui o que sentimos e como reagimos.
“O melhor testemunho que podemos dar é caminhar em amor e perdão, sem impor nossos direitos sobre as outras pessoas”.
Lisa Bevere