Vai viajar? Dicas para uma alimentação saudável e econômica
Hi, guys!
Não importa se a viagem será longa ou rápida. Se durará uma hora de avião, duas de carro ou oito horas de ônibus. A preparação daquele lanchinho é essencial. Como também, dependendo do destino, o planejamento do que comer ou levar durante a viagem é um cuidado de toda família. Pensando nisso, preparei algumas dicas para que, durante qualquer passeio, a refeição seja a menor das preocupações.
Let’s Go?
Viagens de carro
Segundo o blog Pequeno Grande Mundo, para viagens longas, em que o viajante não terá acesso a refrigeração, como é o caso do carro, o melhor é portar alimentos não perecíveis, ou seja, que não há necessidade de serem pré-aquecidos ou mantidos em geladeiras e, ainda assim, possuem um longo tempo de durabilidade.
Alguns itens dessa listinha são:
- Água (muita água);
- Frutas (o ideal é que não estejam tão maduras)
- Frutas secas;
- Granola ou aveia (pelo valor nutricional);
- Pães de formas;
- Patês enlatados e polenguinhos.
As opções são inúmeras. Então, a dica é sempre optar por alimentos e bebidas embalados, especialmente em pacotes pequenos, que possam ser consumidos de uma vez só.
Viagens de ônibus
Quem não ama pegar a estrada e viajar em pensamentos olhando pela janela, contemplando a imensidão desse mundo? Eu, particularmente, sou apaixonada. Por isso, também separei alguns conselhos que te deixarão muito mais relaxado para curtir a beleza da estrada em uma viagem de ônibus.
Para o blog do site Guichê Virtual, o viajante deve apostar na preparação dos alimentos em casa, sanduíches naturais, frutas frescas e desidratadas são boas opções para se manter alimentado e saudável. Não esquecendo também de portar bastante água e sucos naturais.
Para conservação dos alimentos, a atenção do preparo e o modo de embalo é essencial. Os sanduíches e frutas podem ser embalados em plásticos insulfilm, enquanto os sucos e águas devem ser mantidos em garrafas térmicas.
Além disso, caso o viajante fique poucos dias no local de destino, pode apostar em economizar com a comida também, como fazendo compras em um supermercado próximo e cozinhando sempre que possível, ao invés de comer fora. Além de ajudar a manter uma alimentação mais saudável, também possibilita que o valor que seria gasto em um restaurante, por exemplo, seja revertido em passeios.
Viagens de avião
Agora, se a sua grande viagem for de avião, esqueça tudo o que já foi dito nesse texto. Grande parte das companhias aéreas, por não dizer todas, permitem a entrada do passageiro no avião portando apenas restritos alimentos industrializados. Então, deixe de lado os lanchinhos, frutas ou qualquer refeição parecida.
Uma vantagem da viagem de avião, quando comparada com a de carro ou de ônibus, é justamente a possibilidade de comer durante o vôo. Ou seja, a companhia aérea é responsável por preparar as refeições de acordo com a duração da viagem. Por exemplo, um destino como Austrália, cujo avião demora cerca de 12h para atravessar o oceano saindo do Chile, a companhia distribui café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta aos passageiros.
Então, nesse sentido, a dica é: se informe com a sua companhia aérea como relatar possíveis restrições alimentares, se for o caso. Além disso, não custa nada dar uma olhadinha em quais tipos de alimentos industrializados podem entrar contigo no avião, até porque nunca se sabe quando a fome pode bater, não é mesmo?
4 Comentários
Marcelo
Castanhas e alguns vegetais como palitos de cenoura são práticos também.
Dayanne Dinisio
Hi, Marcelo! Que bacaaaaanaaa. Vou anotar para a próxima viagem 🙂 Obrigadaaa!
Marcelo
Inclusive em viagens de avião costumo levar alguns snacks principalmente para comer nas longas horas de conexão. Geralmente procuro consumir antes de chegar ao destino final, pois provavelmente será descartado. Os snacks de avião são sempre uma caixa de surpresas, às vezes há mix de castanhas e às vezes só bolinhos doces. A minha dica para quem quer manter a dieta em dia é usar apps para escanear os códigos de barra de tudo o que comer (como os lanches industrializados dee avião) para saber exatamente quantas calorias e nutrientes está ingerindo diariamente. Uso o Yazio
Abraço
Dayanne Dinisio
Muito bacana! Obrigada pela dica! 🙂