Intercâmbio

Carta aberta aos futuros intercambistas!

O intercâmbio é, sem dúvidas, a melhor coisa que acontecerá na sua vida.

Você não vai apenas aprender um novo idioma, mas também conhecer lugares que nem nos seus melhores sonhos você seria capaz de imaginar e, acima de tudo, você se redescobrirá.

Sim, o intercâmbio vai te colocar em vários extremos… emocionais, físicos e mentais. Você será desafiado de formas que, com certeza, não estará preparado, mas você vai superar… e crescer… e aprender… e amadurecer 7287383 anos em alguns poucos meses.

Você também vai conhecer pessoas. Muitas. De vários países diferentes e isso te ensinará muito sobre o ser humano. Te fará entender que nós, brasileiros, também temos preconceitos que precisam ser quebrados. Você fará amigos para a vida, mas saiba que, com a mesma rapidez que eles chegam, eles vão embora. Cada um aqui tá seguindo o seu curso. Eles vão partir para outro destino, mais cedo ou mais tarde. Ou, quem sabe, você vai partir. A questão é que essas pessoas não são eternas na sua vida e você precisa aproveitar cada momento.

Eu gostaria que você soubesse que o intercâmbio é lindo, mas existe um lado bastante difícil. Você estará sozinho na maior parte do tempo. As vezes, você terá vontade de pegar o primeiro vôo para o Brasil.

Você sentirá saudades não apenas dos seus familiares e amigos, mas também da comida, do nosso povo e até, sei lá, de coisas bobas como a nossa animação na praia ou o fato de você conseguir achar uma pizzaria aberta depois das 22h em uma quarta-feira. Mas essa vontade vai passar assim que você perceber que chegou até aqui e ainda tem muita coisa para viver.

Saiba que a vida acontece e você não tem nenhum controle sobre ela. Por isso, não se sinta culpado pela escolha que fez.

Não se preocupe, você vai chorar e isso é normal. Você também terá dias ruins como em qualquer parte do mundo. Afinal, você é humano. Mas, acredite, as coisas vão ficar bem.

Você vai passar perrengues com o idioma (se eu pudesse te dar um conselho é: estude o máximo que puder ainda no Brasil) e isso também é normal. Não se cobre. Você estará aprendendo e isso leva tempo. As vezes será extremamente cansativo tentar entender os outros e ser entendido em uma língua que não é a sua, mas vai ficar tudo bem. No fim das contas, você vai conseguir.

No resumo, futuro intercambista, independentemente para onde você vá, eu espero que você esteja com o coração aberto para viver tudo o que você viverá fora. Afinal, você estará prestes a escrever a página mais doida da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *