Papos sobre a vida,  Papos sobre o Reino

Acreditem: os momentos ruins passam, eles sempre passam

Hi, guys!

Sabem aqueles períodos bem “greys” da vida? Aqueles momentos que as chuvas cessam, mas olhamos para o céu e percebemos as nuvens bem pesadas, se preparando para uma nova tempestade. Nesses instantes, a única coisa que podemos fazer é nos enfiarmos dentro de casa, fechando todas as janelas e torcendo para que a ventania não levem nosso abrigo. 

Às vezes, essas fases passam depressa. Elas surgem com uma tempestade rápida de verão, fazendo um pouco de bagunça, mas indo embora ainda durante o dia, deixando um sol belíssimo e um arco-íris de tirar o fôlego. Mas, só às vezes, esses períodos demoram a passar como uma fria e chuvosa semana no meio do inverno, pautada em dias cinzas e longas noites sem estrelas. 

Esses ciclos costumam ser mais solitários e amargos. A sensação de insegurança perdura, nos questionamos a respeito da nossa existência, missão ou, até mesmo, utilidade neste mundo. As situações, geralmente, acontecem sem ao menos sermos capazes de controlar. Uma chuva atrás da outra. Uma inundação atrás da outra. Uma temperatura menor do que a outra. 

Muitas vezes, esses dias nos pegam desprevenidos. Não temos blusas suficientes para nos mantermos aquecidos, faltam guarda-chuvas para nos protegermos de todo aguaceiro que cai do céu ou botas adequadas para andarmos lá fora. É difícil, doloroso e parece que nunca mais vai passar. Mas passa. Quando menos esperamos, a temperatura sobe, o longo período de frio e chuva do inverno dá lugar aos dias quentes e a brisa fresca da primavera. O céu já não tem mais a coloração cinza e nuvens pesadas, ao invés disso, o azulzinho toma conta e, durante a noite, as estrelas são mais visíveis. 

Guys, acreditem, por mais longos que sejam, os períodos ruins não são eternos, eles acabam. E, fiquem tranquilos, esses momentos ruins não vão levar vocês. Por mais difíceis que sejam, sempre temos algo positivo para aprender com esses dias cinzas. Aprendemos a sermos mais fortes após um coração partido, mais espertos depois de uma mentira e mais pacientes no final de um conflito. 

Entendemos a importância de ouvirmos mais  nosso próximo com a ajuda de um mal entendido e a sermos mais presentes na ausência de um ente querido. Compreendemos as ações de segurança depois de um acidente e a como nos preservar diante de uma exposição. Enfim, guys, cada momento da nossa vida, por mais escuro, assustador e incompreensível que seja, não é eterno e fará de nós seres humanos melhores. 

Eu costumo dizer por aqui que Jesus sabe, como Ele sabe… Ele sempre soube que teríamos dias difíceis; que passaríamos por tempestades cuja única opção seria nos abrigarmos; Ele sempre soube que enfrentaríamos incêndios sem visibilidade nenhuma por conta da fumaça e teríamos dificuldades em respirar; Ele sempre soube. Por isso que Ele deixou muito claro que no mundo teríamos aflições, mas que venceríamos o mundo, pois Ele estava conosco. Em 2 Co 4. 8-9, Paulo descreve algumas de nossas batalhas, mas sempre nos pontuando que passaríamos por elas por meio da fé em Cristo e a sua Graça: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não abatidos”.

São dias difíceis, guys! Não podemos anular isso. Mas, como o próprio Cristo nos ordenou, vamos manter o bom ânimo, tendo na mente e no coração de que Ele está sempre conosco. Que jamais nos esqueçamos que os dias frios e chuvosos sempre passam e que as noites escuras não são eternas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *